Aprenda como fazer o melhor solo/substrato orgânico e caseiro para sua horta
Quando se trata de cultivar uma horta orgânica, tudo começa com a escolha do melhor solo orgânico possível. E uma das formas mais fáceis é fazer o seu próprio solo caseiro.
Os vegetais populares como pepinos, tomates e pimentões necessitam de bastante nutrientes no solo. Infelizmente, quando estes vegetais são plantados em solo pobre e escasso de nutrientes, tendem a ficar com raízes, caules e folhagens frescas. O que, naturalmente, leva a uma colheita fraca.
As plantas absorvem uma grande porcentagem de nutrientes e umidade através do seu sistema radicular. Em um solo fértil e cheio de matéria orgânica, as raízes são capazes de absorver com facilidade os nutrientes de que necessitam.
Melhor ainda, podem expandir-se rapidamente, ajudando a criar um sistema radicular mais extenso. E com mais raízes, há mais recursos para trazer mais nutrientes para a planta.
Mas em solos pobres, pode ser difícil para as raízes expandirem-se e crescerem. De fato, se o solo for pesado, denso e argiloso, pode estreitar as raízes. No processo, as plantas sofrem de uma falta de nutrição, uma vez que as raízes sufocam no solo.
Com isso em mente, é fácil perceber porque devemos ter um solo bem rico com os nutrientes necessários para as plantas. Então, como se faz uma terra orgânica perfeita para hortas? Bem, na verdade é bem mais fácil do que você pensa!
Receita completa para fazer o solo orgânico perfeito para suas hortas
Embora haja uma variedade extensa de terras prontas disponíveis no mercado, muitas têm grandes inconvenientes, por exemplo, a grande quantidade de produtos químicos adicionados na mistura.
Infelizmente, a maioria dos solos para vasos são concebidos para alimentar flores anuais em vasos, recipientes e cestos pendurados - e não para cultivar alimentos. Devido a isso, são enchidos com doses pesadas de fertilizantes e aditivos de libertação lenta. Todos os ingredientes que são melhor mantidos afastados dos alimentos que serão consumidos.
Então, em vez de gastar dinheiro, faça um solo totalmente natural em casa. Aqui estão os ingredientes necessários para criar uma grande mistura caseira para o cultivo de vegetais. Incluímos também um gráfico de proporção no final do artigo para criar uma grande mistura para o cultivo.
Os Ingredientes do solo orgânico
Utilizando os ingredientes totalmente naturais listados abaixo, você vai poder fazer um solo extremamente rico e fértil para alimentar as suas plantas.
Terra vegetal
Sabe aquela terra mais escura que fica geralmente embaixo de árvores ou vegetações mortas? É essa que você vai precisar. Caso você não tenha acesso, pode ser a do seu quintal, porém, ela tem menos nutrientes.
Coletando terra vegetal |
A terra preta é ocasionada principalmente pelo acúmulo de resíduos orgânicos dos restos de folhas, galhos e plantas. É ideal para o cultivo de vegetais.
Areia grossa
A areia vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes pois vai deixar o solo mais arenoso.
Areia grossa |
Cinzas de madeira
As cinzas de madeiras são efetivas no aumento da resistência das plantas, além de combate a pragas e regulagem do pH (acidez) da terra. É rica em potássio, fosfato e micro minerais.
Cinzas de madeira |
Húmus de Minhoca
Húmus de minhoca, resumindo, é esterco de minhocas. É um fertilizante de liberação baixa e lenta para a horta. As plantas que recebem nutrientes muito rápido podem crescer em excesso nos seus recipientes, e criar mais folhagem do que flores e vegetais.
Mas o húmus libera seus nutrientes lentamente e ajudam as plantas a desenvolver raízes fortes no processo. É realmente o verdadeiro "ingrediente secreto" nas plantações bem sucedidas. E sim, funcionam igualmente bem para flores e plantas em recipientes também!
Borra de café
Tal como o húmus, a borra de café pode adicionar nutrientes em seu solo. Há muito tempo que a borra de café é conhecida por ser benéfica para as plantas. Não só contêm azoto e outros minerais e nutrientes úteis, como também ajudam a criar uma melhor estrutura do solo.
Talvez a melhor coisa sobre a borra de café seja o fato de ser fácil de conseguir e estocar. Basta guardar ou pedir para que os seus amigos guardem ao invés de jogar fora, depois de coar o café.
Farinha de casca de ovo
A farinha de casca de ovo adiciona nutrientes vitais como cálcio e outros minerais vestigiais ao solo. O cálcio é importante porque pode ajudar a evitar o apodrecimento das plantas. Mas pode realmente ajudar a enriquecer o solo para todos os vegetais, e é outro grande fertilizante fácil de conseguir.
Farinha de casca de ovo |
Mistura dos Ingredientes
Para melhores resultados, utilize as seguintes proporções ao fazer a sua mistura. Pode escalar para cima ou para baixo os ingredientes para a quantidade de solo que você vai precisar.
Proporção de ingredientes:
- 4 Litros - Terra preta
- 2 Litros - Areia grossa
- 3 a 4 Colheres - Cinzas de madeira
- 1 Litro - Húmus de minhoca
- ½ Litro - Borra de café
- 4 a 5 Colheres - Farinha de casca de ovo
Embora esta receita específica seja feita tendo em mente o cultivo de vegetais, funciona incrivelmente bem também para o cultivo de qualquer outra planta.
Além disso, se você estiver cultivando em vasos, certifique-se de que existem muitos buracos de drenagem no fundo para deixar escapar a água, alguns centímetros de cascalho, lascas de madeira ou mesmo alguns pedaços de cerâmica (blocos, telhas, etc.) colocadas no fundo de cada recipiente podem ajudar a drenar o excesso de água para longe das plantas
Portanto, aqui está a melhor receita de um substrato totalmente orgânico para plantar os seus vegetais! Para mais informações conheça o nosso Manual "Como Começar sua Horta Orgânica". Nele você vai encontrar todo um passo a passo completo para fazer sua própria horta em casa, e até mesmo, ter uma renda extra vendendo produtos orgânicos.
Temos uma postagem falando mais sobre fertilização orgânica e como utilizar em sua horta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário